Notícias

Curitiba celebra em abril o Mês da Dança

Uma extensa e variada programação comemora em abril o Mês da Dança. Inspirado no “Dia Internacional da Dança” (29 de abril), instituído pela Unesco, o Mês da Dança ganha a sua segunda edição em Curitiba, integrando-se ao calendário cultural da cidade com uma série de eventos que tem o objetivo de dar visibilidade às atividades desenvolvidas na área.

Nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba serão realizados encontros com representantes de outros segmentos artísticos, para mostrar a relação entre a dança e outras linguagens. Vários artistas participarão da programação com seus depoimentos e suas obras. “Este ano intensificamos a proposta de estabelecer a relação da dança com a música, a literatura, o circo, o cinema e as artes visuais”, diz a coordenadora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, Eleonora Greca.

Entre as atrações da programação está uma oficina de Dança Artística de Salão, que será realizada na Casa Hoffmann nos dias 16 e 29/04. Outro destaque é o debate da coreografia “Parabelo”, inspirada na música de Tom Zé e encenada pelo Grupo Corpo. Num bate-papo que acontece no Conservatório de MPB, o público terá oportunidade de entender o processo de criação dessa obra que une música e dança, conversando com o músico Sérgio Albach, coordenador do Conservatório, e com a bailarina Christina Purri, ex-integrante do Grupo Corpo.

A relação entre dança e literatura será tema do debate que reúne a bailarina Cristiane Wosniak, a escritora Geisa Muller e a atriz Pagú Leal, no Palacete Wolf. O foco da discussão é a coreografia baseada nos contos “Feliz Aniversário” e “A imitação da rosa”, da obra “Laços de Família”, de Clarisse Lispector.

Estão agendados bate-papos, exposições de gravuras, leituras de textos, apresentações em vídeo de trechos das obras, disponibilização de acervos, exibições de documentários e vídeos-dança, exposição de fotos, performances e mesa-redonda. O mês encerra com a Mostra Paranaense de Dança.

Clique aqui e confira a programação do Mês da Dança em Curitiba.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba
Fotos: divulgação

Previous ArticleNext Article

0 Comments

  1. No dia 29 de abril se comemora o Dia Internacional da Dança. A data, escolhida pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, é também o dia de nascimento de Jean-George Noverre, conhecido como criador do balé moderno. A data comemorativa foi criada para incentivar e despertar nas pessoas o interesse pela dança. Para comemorar e também incentivar as pessoas a praticarem essa arte a E-Paraná TV fez uma homenagem ao gênero com vídeos sobre Fandango, Tango, Gafieira e a expressão artística da dança, que serão exibidos nessa semana ao longo da programação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *