Espetáculos/Shows, Notícias

Coreógrafo brasileiro radicado em Portugal realiza projeto de Dança Inclusiva em Goiânia

aba_dancando-com-a-diferenca

Entre os dias 24 e 28/01 Goiânia recebe o coreógrafo criador dos grupos de dança contemporânea “Roda Viva Cia de Dança”, do Rio Grande do Norte, e “Dançando com a Diferença”, da Ilha da Madeira, em Portugal. Henrique Amoedo, que trabalha com dança inclusiva há mais de 20 anos, protagoniza um projeto de formação e criação artística, com foco na participação de pessoas com deficiência de Goiânia, além de alunos e professores de instituições que atuam com esse público e com escolas de dança da capital. O Projeto “Dançando com a Diferença: arte, inclusão e comunidade” conta com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e está vinculado à extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os encontros da ocorrerão no Centro Cultural da UFG (CCUFG), sempre das 14h30min às 18h30min.

Segundo o coreógrafo, a proposta é desenvolver ações formativas, educacionais e artísticas abordando as questões da inclusão através da arte, a partir da obra coreográfica chamada “Endless”, do grupo português Dançando com a Diferença (GDD). O trabalho, que está dividido em três fases, culminará na apresentação pública da remontagem desse espetáculo, tendo como elenco os intérpretes da companhia original, vinda de Portugal, e os estudantes, artistas, professores de escolas, instituições de educação especial, universidades, músicos e comunidade da cidade de Goiânia e região.

aba_dancando-com-a-diferenca2
Fotos: Julio Silva Castro/divulgação

O trabalho de encontros, workshops, estudos e remontagem da obra, com mão de obra goiana, está dividido em três partes:

Fase 1 – Momento Formativo
Este momento tem como intuito constituir uma equipe de formadores locais e será conduzido por Henrique Amoedo. O público-alvo destes primeiros encontros são professores e estudantes de dança, artistas, professores de educação e educação especial. No término desta etapa será constituída uma equipe multidisciplinar de formadores locais, que terão a função de prosseguir com os trabalhos de sensibilização, workshops de dança e acessibilidade. Esta equipe será assessorada a distância pela equipe artística do GDD. As vagas são limitadas e as inscrições dos interessados serão realizadas pelo email: dancandocomadiferencabrasil@gmail.com

Fase 2 – Workshops de dança e acessibilidade
Nesta fase serão realizados dois momentos, o primeiro consiste em Workshops de dança e acessibilidade e será conduzido pelo grupo formador local sob a supervisão e orientação a distância do Diretor e equipe do GDD. Serão realizadas vivências de dança, na perspectiva conceitual e metodológica da Dança Inclusiva, além de estudos, debates e vivências sobre a questão dos elementos/recursos de acessibilidade (áudio descrição, folder em BRAILLE, LIBRAS) inseridos na proposta estética da obra partindo da perspectiva do coreógrafo e dos intérpretes (pessoas com e sem deficiência). No segundo momento acontecerão os ensaios preparatórios do espetáculo conduzidos agora pelo coreógrafo e diretor do GDD, juntamente com a participação de parte dos intérpretes do GDD.

Fase 3 – Espetáculo ENDLESS
Estreia e apresentações do espetáculo Endless, que é uma obra coreográfica que já existe, mas que será remontada com o grupo de Goiânia.

A expectativa é que as fases 2 e 3 aconteçam no mês de junho.


O que: Projeto Dançando com a Diferença: Arte, inclusão e comunidade
O que: Encontros com coreógrafo Henrique Amoedo
Quando: 24 a 28 de janeiro de 2018 – 2ª a 6ª feira, 14h30 às 18h30
Onde: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG)
Quanto: Inscrições gratuitas dancandocomadiferencabrasil@gmail.com
(informar nome, idade, telefone para contato e instituição, escola ou grupo vinculado, identificando se é participante do Projeto de Extensão Dançando com a Diferença (UFG/FEFD)

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *