Espetáculos/Shows, Notícias

Cora Laszlo e Luisa Coser fazem o Cartografia do Possível do CRDSP

aba_cora-lazlo-e-barbara-elias

O programa Cartografia do Possível, do Centro de Referência da Dança, em São Paulo, apresenta duas obras neste fim de junho. No sábado (23/06), “Entre o óbvio e o nunca visto”, trabalho de Cora Laszlo. Na quinta (28/06), “Criatura”, de Luisa Coser. Sempre às 19h, os espetáculos têm entrada gratuita.

A estratégia cênica de “Entre o Óbvio e o Nunca Visto” é a improvisação, não somente na dança, mas também na música, composta por Christian Laszlo e executada ao vivo, e na luz de Wanessa Di Guimarães. O projeto, contemplado pelo Edital ProAC para Primeiras Obras em Dança, consiste em seis versões e, em cada uma delas, Cora Laszlo forma dupla com um outro artista. Nesta, a bailarina convida Bárbara Elias para a cena. Jussara Miller responde pela provocação cênica. Trabalhar com o improviso reforça o apuro técnico da bailarina por meio de sua formação na Técnica Klauss Vianna, que pesquisa a improvisação, e reflete o momento atual da arte no Brasil em profundo caos. “Tratar do improviso na cena traz a prontidão, a vivacidade e a oportunidade de lidar com essa realidade em desordem no presente da ação e aos olhos da plateia”, afirma.

Para Luisa Coser, refletir sobre espaços de fala onde são encenados e proferidos discursos políticos tornou-se um imperativo para o pensamento artístico, em tempos autoritários e arbitrários. Pensar o espaço cênico também como um lugar onde se reproduz a espacialidade de centro-periferia – de onde um fala e muitos escutam –conduziu a artista a uma investigação elementar da relação entre público e performer, que resulta neste trabalho. Para “Criatura”, Luisa Coser conta com Leonardo Carvajal, como colaborador na pesquisa e na dramaturgia; Maria Basulto na iluminação e Juliana Pfeifer na criação do figurino. O espetáculo foi produzido dentro da Residência Lugarização, da Cia Corpos Nômades, em São Paulo.


O que: Cartografia do Possível
Onde: Centro de Referência da Dança de São Paulo – CRDSP
Sala Ivonice Satie – Baixos do Viaduto do Chá, s/n | São Paulo-SP
Quanto: gratuito
Informações: (11) 3214-3249
Programação:

  • 23/06, às 19h
    “Entre o óbvio e o nunca visto”, com Cora Laszlo e Barbara Elias
  • 28/06, às 19h
    “Criatura”, de Luisa Coser
Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *