Espetáculos/Shows, Notícias

Cia Jovem do Ballet Bolshoi no Brasil apresenta “O Quebra-Nozes” em Curitiba

Nos dias 27 e 28/11, no palco do Teatro Guaíra, Curitiba receberá pela primeira vez o Balé O Quebra-Nozes, interpretado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, única filial do renomado Ballet Bolshoi da Rússia. O espetáculo é uma promoção da Santa Casa de Curitiba, entidade filantrópica e pioneira em serviços médicos na cidade. Toda a renda com os ingressos será revertida para o hospital, que é referência em diversas especialidades e está prestes a completar 140 anos de atividades.

Em cena, a companhia jovem e alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresentarão a versão coreográfica deste clássico do balé criada pelo russo Vladimir Vasiliev, patrono-fundador da escola. Ele passou uma temporada em Joinville ensaiando os bailarinos. “O Balé O Quebra-Nozes é um dos espetáculos mais remontados do mundo, e ainda assim vem encantando plateias das mais diferentes gerações”, comenta Vasiliev.

A ideia de trazer o espetáculo para Curitiba partiu da vontade de fazer circular o espetáculo pelo país, como forma de difundir o trabalho que vem sendo feito na Escola. “É a primeira vez que o Balé O Quebra-Nozes completo é encenado fora de Joinville. É um grande privilégio que isso aconteça em Curitiba, cidade que tem um grande repertório cultural. Além disso, esse é um espetáculo clássico do Natal, e Curitiba possui uma tradição de apresentações natalinas. Temos certeza que vai ser uma grande apresentação. O fato de ser um projeto beneficente, organizado pela Santa Casa, está diretamente relacionado com os objetivos da Escola”, relata Pavel Kazarian, diretor geral da Escola.

Cia Jovem do Ballet Bolshoi Brasil em cena de “O Quebra Nozes”. | Foto: Nilson Bastian

O diretor geral corporativo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Jeferson Machado Pereira, reforça a importância dessa parceria para o hospital. “Assim como a Santa Casa, o Balé O Quebra-Nozes tem uma história centenária de tradição e evolução. Trazer o espetáculo pela primeira vez a Curitiba é motivo de orgulho para nós”, destaca.

O espetáculo é composto por cerca de 80 bailarinos e ainda conta com animação gráfica. O joinvilense Leandro Mendes, VJ Vigas, é o profissional responsável por dar vida ao cenário e trazer ao palco um trabalho de “projeção animada” criada a partir de telas exclusivas produzidas por Vasiliev. As animações são sincronizadas com a música. É a tradição do balé com a tecnologia da projeção. A montagem do Quebra-Nozes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil estreou em 2014 e será reapresentada nas comemorações de 20 anos do Bolshoi Brasil em Joinville.

O Espetáculo em Curitiba é patrocinado pela Fertipar, com apoio da Peróxidos Brasil, Irmãos Passaúra, BRDE e Fomento, com realização da Santa Casa, Secretaria da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.


O que: espetáculo O Quebra-Nozes | Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Quando: 27 e 28/11, às 20h
Onde: Teatro Guaíra | Curitiba-PR
Quanto: a partir de R$ 156,00 (inteira)
Ingressos: site Disk Ingressos

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *