Espetáculos/Shows, Notícias

Bumba-Meu-Boi, dança tradicional do Maranhão, é atração no Sesc Santo Amaro, em São Paulo

No último domingo de julho, dia 31, o Sesc Santo Amaro convida o público para dançar ao som típico da cultura popular brasileira com o Grupo Cupuaçu. A apresentação Bumba-Meu-Boi acontece às 15h30, na Convivência, que fica no térreo da unidade. Trata-se de um espetáculo popular que tem na dança e na música os elementos da narrativa mítica do Boizinho-de-São-João, com a representação tragicômica dos personagens Amo (cantador-chefe), Catirina, Chico e Vaqueiro.

De origem desconhecida, embora evidente as influências indígenas e africanas, a dança possui várias vertentes pelo Brasil. Nas festividades de São Luís, capital do Maranhão, o nome dado é Bumba-Meu-Boi. O ciclo do auto do Bumba-Meu-Boi é tradicionalmente contado em três partes, Nascimento, Batizado e Morte, e apresentam a saga do casal “Mãe Catirina e Pai Francisco”. Mãe Catirina está grávida e tem vontade de comer língua de boi. Entretanto, o boi em questão é o grande animador da festa, “o boizinho encantado” de São João, que brinca, dança e faz a alegria geral de todos. Assim, ao som de belas toadas, muita dança e interação com o público, o Grupo Cupuaçu apresenta uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular brasileira. O desfecho da história depende da participação do público.

O Auto é um teatro popular, cujo drama repete-se, atuando com imagens mitológicas e profundas. Nele aparecem o desejo, o poder, a morte, a solução do inconciliável, a ressurreição. Ele é fio condutor para a representação dos personagens mantendo seu caráter participativo, reflexivo, crítico e cômico.

bumba meu boi

A apresentação Bumba-Meu-Boi integra a série de atividades com foco em manifestações da cultura popular do projeto Danças Tradicionais Brasileiras, que o Sesc Santo Amaro apresenta até novembro. Sob um olhar contemporâneo, são realizadas oficinas teóricas e reflexivas, bate-papos e debates com pesquisadores sobre aspectos sociais e culturais que compõe os saberes e fazeres de mestres na culinária, no artesanato e na tradição oral.

Sobre o Grupo Cupuaçu
É uma associação que atua na criação, pesquisa e difusão de manifestações das culturas populares brasileiras. Formado por pessoas de todas as idades, a maioria paulistas e maranhenses, trabalha em três frentes: o artístico, por meio de apresentações públicas de dança e de música; social, na condução de atividades junto às comunidades; e educativo, desenvolvendo oficinas e palestras temáticas para crianças, jovens e adultos.


O que: Bumba-Meu-Boi – com Grupo Cupuaçu
Quando: 31 de julho, às 15h30
Onde: Sesc Santo Amaro – Convivência (Térreo)
Onde: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro | São Paulo-SP
Quanto: Gratuito
Informações: www.sescsp.org.br/santoamaro

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *