Notícias, Universo da Dança

Bolshoi Brasil faz seleção para 2017 de seus futuros bailarinos cidadãos

aba_selecao-bolshoi-2017_

Estão abertas até esta sexta (16/09) às inscrições para novos alunos que desejam estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em 2017. A seleção acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville-SC. São disponibilizadas, anualmente, 40 vagas (20 masculinas e 20 femininas) para candidatos de 9 a 11, podendo ou não ser preenchidas. Para bailarinos acima de 12 anos o número de vagas é liberado de acordo com a disponibilidade nas turmas já existentes na escola.

A formação de bailarinos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai muito além da técnica ensinada em sala de aula. Os alunos têm uma média diária de seis horas de estudos, entre aulas práticas, teóricas e ensaios, em um total de oito anos de preparação, influenciando no crescimento e no preparo físico e didático de futuros artistas cidadãos. Além disso, desde 2010, os alunos aprovados para ingressar na Escola Bolshoi não pagam mensalidade, e todas as despesas de uniforme, alimentação, sapatilhas e ensino são custeadas pela Instituição.

Mas para garantir todos estes benefícios e realizar o sonho de tantos meninos e meninas de todo o país de estudar na única filial do Bolshoi fora da Rússia, os candidatos passam por uma seleção rigorosa, dividida em duas etapas.

O processo inicia com a pré-seleção, que acontece em Joinville, no dia 23/09, mas que durante o ano é realizada em diferentes regiões do país, conforme iniciativa de um órgão público, privado, escolas de danças ou instituições interessadas. A ideia é reduzir as despesas dos candidatos, fazendo uma “peneira” dos talentos. A pré-seleção é obrigatória para candidatos de 9 a 11 anos, mas não é preciso ter conhecimento em dança. Já os bailarinos com idade entre 12 e 17 anos precisam ter conhecimento em dança para participar e são avaliados através de uma vídeo-aula, que precisa ser encaminhada pelo candidato antes dos testes presenciais, na seleção final em outubro. Nesta segunda e decisiva etapa, a avaliação dos candidatos é feita na sede do Bolshoi Brasil, em Joinville.

Fotos: divulgação Bolshoi Brasil
Fotos: divulgação Bolshoi Brasil

E para aqueles que conseguem o grande êxito de serem aprovados, a dedicação não fica apenas por conta da dança. Para manter a bolsa de estudos do Bolshoi e continuar na instituição, o aluno precisa ter boas notas no ensino regular. A Escola Bolshoi é uma instituição técnico-profissionalizante e sua grade curricular é aprovada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e pelo MEC. Desta forma, é obrigatório que o aluno esteja cursando ou tenha concluído o ensino regular para obter o diploma da Escola Bolshoi.

Um belo exemplo do papel importante e positivo que a dança pode ter na educação de nossas futuras gerações!

Ficou interessado?
Acesse o site oficial da instituição e saiba mais escolabolshoi.com.br/selecao

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *