Ler, Ver e Ouvir, Livros

Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica

aba_ballets-ilustrados_regina-kotaka

“Me formei em dança em 2010 e na faculdade havia uma matéria chamada ‘Terminologia da Dança Clássica’. Quase não havia material de pesquisa que pudéssemos usar para tirar nossas dúvidas. Foi aí que percebi a necessidade de se produzir algo do gênero”.

O comentário é da bailarina Regina Kotaka, autora do livro “Balés ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica – Volume 1”, lançado em 2014 e que, em 2018, ganhou uma segunda edição, agora em três idiomas: português, inglês e espanhol. A obra traz ilustrações de passos e sequências de dança dos principais movimentos usados no balé clássico. As ilustrações foram feitas pela própria artista que, além de bailarina, é ilustradora infantil.

Maítre de dança do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, cia em que atuou por 25 anos como bailarina principal, Regina também foi solista de cias de dança em Portugal e na Alemanha e é formada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. Sua proposta com o livro é dar aos estudantes e apaixonados por balé no Brasil suporte teórico inédito, pronto para ser usado por professores em sala de aula ou então explorado em casa por alunos e pais.

ballets-ilustrados_regina-kotaka_capa

O livro colorido, de 312 páginas, foi produzido após Regina ter sido contemplada, em 2014, com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, do governo federal. Cristiane Wosniak, pesquisadora de comunicação e linguagens e professora na mesma universidade onde Regina se formou, é quem assina o prefácio do livro. Ela comenta que a obra é uma boa oportunidade para aproximar a teoria aplicada em sala de aula da prática. Segundo Cristiane, o livro ajuda a divulgar os valores do balé clássico: “a correta postura e o alinhamento corporal, o uso da respiração na execução das sequências de movimento, as noções de equilíbrio, flexibilidade, elasticidade e coordenação motora”.

Esta é a segunda obra literária de Regina, que também é autora de “Balés Ilustrados: Giselle”, lançado em 2012. Este primeiro livro traz uma história em quadrinhos baseada no ballet Giselle, um dos maiores clássicos da dança. A peça homônima conta a vida de uma camponesa que morre após descobrir que o príncipe por quem havia se apaixonado iria se casar com outra. A obra, com ilustrações que fizeram sucesso no mundo da dança, sobretudo o trecho que retrata as Wilis – grupo de mulheres sobrenaturais que leva homens à morte pela dança – já está praticamente esgotado, pois se transformou em livro de cabeceira das pequenas bailarinas.

Processo de criação

aba_ballets-ilustrados_regina-kotaka_azul

Para fazer as ilustrações, além da própria experiência como bailarina, Regina contou com a colaboração de colegas, que posaram e executaram os movimentos para que ela pudesse retratar a arte de maneira compreensível. Para o texto, a artista buscou referências em obras estrangeiras, já que quase não havia material em português. A combinação de imagens e textos permite conhecer melhor a base teórica da técnica clássica e a terminologia correta.

Ela comenta que espera que o livro reate a relação entre o público e a dança clássica: “Quero que a nova geração ajude a fortalecer a cultura do balé clássico no Brasil e que esse livro ajude a desmistificar a arte erudita, porque traz o conteúdo que estava faltando de uma maneira acessível. O balé, apesar de seus códigos, não é uma arte engessada, tudo depende da maneira com que os bailarinos, professores e educadores atualizam o entendimento da dança clássica e o transportam para a contemporaneidade”.


O que: livro “Balés ilustrados: Uma Enciclopédia para Dança Clássica – Volume 1”
Idiomas: português, inglês e espanhol
Venda: amazon.com.br
Informações: regina.kotaka@uol.com.br

Postagem AnteriorPróxima Postagem
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *