Espetáculos/Shows, Notícias

Bailarinos e músicos do Theatro Municipal do RJ se apresentam no Centro Cultural Banco do Brasil

aba_sos-municipal-no-bb

Artistas do Ballet, Coro e Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) irão realizar apresentações gratuitas na belíssima rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) durante as tardes dos sábados 23 e 30 de setembro e do domingo 1 de outubro, sempre às 15 horas. As apresentações fazem parte do projeto Theatro Municipal visita o CCBB, patrocinado pelo Banco do Brasil, e visa aproximar o público das artes do balé, da música de concerto e da ópera.

Sob a direção das notáveis Ana Botafogo e Cecília Kerche, no primeiro sábado (23/09), se apresentarão 26 bailarinos dançando trechos consagrados de balés clássicos e modernos, dando ao público uma mostra da arte da dança. Dentre os títulos programados estão “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky; “Don Quixote”, de Marius Petipa e “Carmina Burana”, de Carl Orff, com coreografia de Rodrigo Negri.

sos-municipal-no-bbNo sábado (30/09), a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, que ao longo de sua trajetória de 86 anos vem se dedicando ao repertório lírico, sinfônico e de balé, ocupará o CCBB com 30 músicos, sob a regência de seu maestro titular, Tobias Volkmann, apresentando duas sinfonias marcantes do período clássico: Wolfgang Amadeus Mozart – “Sinfonia nº 25 em sol menor” – e Franz Schubert – “Sinfonia nº 5 em si bemol maior”.

Já no domingo (01/10), será a vez do Coro, com 50 cantores, incluindo oito solistas, regidos por Jésus Figueiredo e acompanhados pela pianista Eliara Puggina, apresentar, em exuberante interpretação, trechos famosos das óperas “Nabuco”, “La Forza del Destino”, “Aida” , “Macbeth”, “Tannhäuser” e “Carmen”, de grandes mestres como Verdi , representando a ópera italiana; Wagner, a ópera alemã; e Bizet, representando a ópera francesa.

“É uma honra para o CCBB oferecer ao público de forma gratuita na rotunda, com uma proximidade intimista, as performances de bailarinos, músicos e o coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, referência nacional e internacional na seleção criteriosa e na qualidade da formação de seus profissionais”, comenta Fabio Cunha, gerente geral do CCBB.

sos-municipal-no-bb_bailarina“Fiquei muito feliz com o convite do CCBB para os artistas do Municipal. É maravilhoso poder contar com outro espaço de apresentação gratuita do Balé, da Orquestra e do Coro. Essa parceria entre o CCBB e o Theatro nos permite alcançar mais pessoas e dar mais visibilidade ao trabalho dos nossos artistas. Cultura é para todos”, disse o presidente do Theatro Municipal, André Lazaroni.

Já o diretor artístico do TMRJ, André Heller, ressalta que os corpos artísticos são a alma do Theatro: “Poder levar o trabalho deles ao CCBB, como parceiros, é uma grande alegria. É mais uma forma de aproximar os cariocas, fluminenses e todos que visitam nosso estado, da arte que é feita no nosso Municipal. Não paramos de trabalhar para dar mais acesso à opera, balé e música de concerto!“.

O projeto Theatro Municipal Visita o CCBB é mais uma ação do SOS Theatro Municipal, movimento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Públicas da Ação Cultural do Rio de Janeiro (Sintac-RJ). A meta é colocar os artistas do teatro em novos espaços para levar a dança e a música de concerto a um grande público com entrada franca, numa demonstração de amor à arte e ao Rio de Janeiro. O projeto é apoiado pela Fundação Theatro Municipal e Secretaria de Estado de Cultura, produzido pela Ouro Verde Produções Culturais e patrocinado pelo Banco do Brasil.

Fotos: Marcos Monteiro/divulgação


O que: Theatro Municipal visita o CCBB
Quando:
23/09, às 15h – Ballet
30/09, às 15h – Orquestra Sinfônica
01/10, às 15h – Coro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rotunda – Térreo
Onde: Rua 1º de Março, 66 | Rio de Janeiro-RJ
Quanto: gratuito
Informações: 3808-2020

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *