Espetáculos/Shows, Notícias

Bailarinos da SPCD, pianistas e cantores dividem o palco em homenagem a Schumann

aba_schumann_spcd

De 31/08 a 02/09, em São Paulo, a Santa Marcelina Cultura, gestora do Theatro São Pedro, e a Associação Pró-Dança, gestora da São Paulo Companhia de Dança, instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apresentam um programa que reúne repertório dedicado às canções de diferentes ciclos de Robert Schumann. O espetáculo une música e dança, com pianista, cantores e bailarinos partilhando o palco.

Composto por dois atos, um Neoclássico e um Contemporâneo, o programa traça um recorte de canções do compositor alemão com adaptações do maestro convidado Ricardo Ballestero a partir da concepção cênica de William Pereira em parceria com a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), dirigida por Inês Bogéa. A coreografia é assinada por Milton Coatti e Cassi Abranches, e a iluminação é de Caetano Vilela.

No programa intitulado ‘Schumann ou os Amores do Poeta’, participam a soprano Carla Cottini, a mezzo Luciana Bueno, o tenor Daniel Umbelino e o barítono Johnny França. Eles se dividem nas interpretações em diversas formações, solo, duo ou quarteto. Com pianista e bailarinos da SPCD, as canções serão reinventadas com uma narrativa criada especialmente para este espetáculo.

aba_schumann_spcd2
Ensaio dos bailarinos da SPCD | Fotos: Gustavo Bernardes/divulgação

A primeira parte contempla o ciclo completo de ‘Os Amores do Poeta Op.48’ cujo cenário remete ao Romantismo. Na volta do intervalo, entra em cena uma linguagem mais atual com cenografia límpida e visual despojado.

‘O amor de poeta’ (em alemão Dichterliebe), é um ciclo de canções escritas pelo compositor alemão Robert Schumann, em 1840. Os textos das 16 canções vêm do Lyrisches Intermezzo, ou o “Intermezzo lírico”, do poeta Heinrich Heine, escritos entre 1822 e 1823 e publicados como parte da obra Das Buch der Lieder.

Para William Pereira, as duas partes dialogam com a música de Schumann, mas com algumas diferenças. “A proposta gira em torno das mais diversas formas estéticas em que a música romântica pode ser trabalhada e explora as possibilidades dramáticas e cênicas da canção alemã”, afirma o diretor.

A parceria entre a Santa Marcelina Cultura e a Associação Pró-Dança, estreou no ano passado com o programa duplo Pulcinella e Arlecchino, de Igor Stravinksy e Ferruccio Busoni.


O que: série ‘Música de Câmara’ – ‘Schumann ou Os Amores do Poeta’
Quando: 31/08 a 02/09
sex e sáb, às 20h | dom, às 17h
Onde: Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 161 Barra Funda | São Paulo-SP
Quanto: R$ 15 a R$ 40

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *