Espetáculos/Shows, Notícias

Após nove anos Balé Nacional da China retorna ao Brasil com duas superproduções

Após nove anos de sua última apresentação no Brasil, o consagrado Balé Nacional da China está de volta em turnê pelo país, entre os meses de maio e junho, com duas superproduções: “Lanternas Vermelhas” e “O Lago dos Cisnes”. Os espetáculos serão apresentados no Rio de Janeiro (22 a 26/05), São Paulo (29/05 a 02/06), Curitiba (05 e 06/06) e Belo Horizonte (08 e 09/06).

O balé “Lanternas Vermelhas” é o grande trunfo da turnê. Com direção do cineasta Zhang Yimou, diretor do filme homônimo indicado ao Oscar e de sucessos como “O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói”, a obra já foi apresentada na íntegra em mais de vinte importantes centros na China e no exterior, desde sua estreia mundial em 2001.

“Na criação dessa obra, minha fórmula foi a de somar 1+1, o que significa combinar o balé ocidental e a cultura chinesa. Acho que é uma maneira interessante, já que neste mundo globalizado todos estão conectados, de uma maneira ou de outra”, explica Yimou, que traz em seu currículo a direção do espetáculo de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008 e três indicações ao Oscar, entre outros.

Cena do espetáculo Lanternas Vermelhas, com o Balé Nacional da China. | Foto: divulgação

O espetáculo, que conta com a participação da Ópera de Pequim, promove um verdadeiro encontro das artes cênicas, mesclando teatro, dança, máscaras, malabarismo e, claro, cinema, uma vez que Zhang Yimou imprime na montagem seu olhar cinematográfico, determinante no conceito da iluminação e nas soluções cênicas, que transportam o espectador para dentro de uma cena de cinema. Contribuem para o resultado exuberante de “Lanternas” a beleza e o colorido dos figurinos e a excelência técnica dos solistas e corpo de baile.

Ao coreógrafo Xin Peng Wang coube a delicada tarefa de recontar, através da linguagem do balé clássico, a obra-prima do cineasta chinês. A música é do compositor sino-francês Qigang Chen, responsável também pela trilha sonora do filme, e diretor musical das cerimônias de abertura e encerramento dos XXIX Jogos Olímpicos de Pequim.

Balé Nacional da China em cena de “O Lago dos Cisnes”. | Foto: divulgação

Já o eterno clássico “O Lago dos Cisnes” será apresentado em versão coreografada e dirigida pela russa Natalia Makarova, que atuou em cias de renome como Kirov Ballet, da Rússia; Royal Ballet, de Londres; e American Ballet Theatre, dos EUA. “O mistério do sucesso deste balé, por gerações, não encontra resposta apenas na beleza presente na música de Tchaikovsky, mas na profundidade da mensagem poética e na inspiração romântica, no conflito psicológico dos personagens heroicos que, com o desenrolar de seus destinos, retêm toda atenção de todas as plateias”, comenta Natalia.

Sobre o Balé Nacional da China
Única companhia estatal de balé do país, é hoje considerada pela crítica especializada internacional uma das mais importantes em atividade no mundo. A companhia traz em seu DNA o diálogo entre a cultura oriental e a dança clássica ocidental, mesclando tradições e referências dos dois universos.

Fundada em 1959, com sede em Pequim, teve construído especialmente para seu trabalho o Teatro Tianqiao – um dos poucos teatros da China especializados em balé e ópera. Seus integrantes são oriundos da Academia de Dança de Beijing, onde recebem rigorosa formação pelo famoso método da Academia Vaganova, de São Petersburgo – berço também das estrelas do mítico Kirov Ballet. Mestre Pedro Gushev, da antiga União Soviética, estabeleceu uma base sólida de balé clássico para a companhia chinesa, e muitos de seus bailarinos são vencedores de medalhas de ouro, prata e bronze em diversas competições mundo afora.


O que: turnê Balé Nacional da China
Ingressos: dellarte.com.br | diskingressos.com.br
Programação:

  • RIO DE JANEIRO | THEATRO MUNICIPAL
    de 22 a 26 de maio
  • SÃO PAULO | CREDICARD HALL
    de 29 de maio a 2 de junho
  • CURITIBA | TEATRO GUAÍRA
    5 e 6 de junho
  • BELO HORIZONTE | PALÁCIO DAS ARTES
    8 e 9 de junho
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *