Cinema e TV, Ler, Ver e Ouvir

Angel Vianna e Lia Rodrigues são personagens da série ‘Onde Nascem as Ideias’, que estreia no canal Curta

Estreia nesta terça (19/03), às 23h, na “Terça das Artes” do canal Curta, a série “Onde Nascem as Ideias”, que retrata o longo e minucioso caminho entre a ideia e a realização das obras de oito artistas brasileiras. Entre estas grandes mulheres, que contam sobre seus processos criativos, estão às coreógrafas e bailarinas Angel Vianna e Lia Rodrigues.

Aos 91 anos, Angel Vianna é um dos nomes mais importantes na Dança Contemporânea do Brasil, criadora de um método próprio de ensino. No episódio sobre seu trabalho, que vai ao ar dia 30 de abril, a diretora da série, Carolina Sá, e sua equipe acompanham o processo de ensino da mestra durante uma aula de dança e também sua preparação como bailarina do espetáculo de sua discípula, Duda Maia, no Oi Futuro. Um retrato sensível e potente da professora, coreógrafa e bailarina mineira.

“Todo ser é capaz de criar, seja ela o que for. Mas só cria quem acredita que cria. O corpo tem memória, o corpo tem sentimento, o corpo tem inteligência. Agora, se a gente quer ser o outro, você não resolve nada”, comenta Angel em cena do documentário.

Já o episódio sobre Lia Rodrigues, que vai ao ar dia 9 de abril, acompanha o processo de criação do espetáculo coreografado por ela “Para Que O Céu Não Caia”, inspirado no livro do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert. A partir de conversas e registros dos ensaios e do espetáculo, revela-se o universo criativo de Lia e a construção coletiva de um corpo de bailarinos. “Um lugar muito delicado, o da criação. Como acessar esse lugar? Tem que trabalhar”, comenta Lia.

Produzida pela Samba Filmes, a série contou com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine.

O Curta pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *