Espetáculos/Shows, Notícias

AMA Cia de Dança estreia “Um Tango para Juarez”, inspirada na obra do artista plástico

aba_um-tango-para-juarez

Nos dias 18 e 19/10, às 20h, no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE), na Cidadela Cultural Antarctica, estreia o espetáculo “Um Tango para Juarez”, da AMA Cia de Dança, apresentando a dança contemporânea em conexão com as artes plásticas, inspirada pela coletânea “Tangos” do consagrado artista Juarez Machado. A obra tem criação e direção do coreógrafo Amarildo Cassiano e conta com o apoio cultural do Sistema de Desenvolvimento pela Cultura e Prefeitura de Joinville (SIMDEC).

Este é o quinto trabalho que Amarildo cria para a AMA, companhia que fundou em 2007. Para este projeto, o coreógrafo levou seu trabalho para um novo campo de pesquisa traçando um caminho que abraça a obra de um grande mestre de várias artes. A inspiração veio pela peculiaridade na pintura de Juarez que remete muito mais que meramente traços. “Não são só quadros. Não é linear. As formas se apresentam sinuosas, exóticas e causam até uma certa polêmica. Fiquei me alimentando daquela arte e degustando em uma provocação interior. Imaginei a cena por trás: Quem são aquelas pessoas? De onde vêm? Para onde vão?”, comenta Amarildo.

Tela integrante da série "Tangos", de Juarez Machado.
Tela integrante da coletânia “Tangos”, de Juarez Machado.

É sob esta perspectiva que, em cena, corpos e expressões de nove bailarinos vão refletir a intenção do pensar sobre a condição de quem compõe a tela. A dramaticidade do que se vê nos quadros será transposta para a dramaturgia na dança. Os traços, gestos, cores da obra do artista trazem por si só um movimento constante desenhado na sua corporeidade, o que facilita uma tradução fiel de sua obra para os corpos dos bailarinos.

Bruno Sousa, Rafaela Matos, Val Bernardi, Beto Magave, Wiliam Menezes, Thaís Morato, Lucas Aristides, Jean Paradella e Raijane Gama se apropriam desse DNA artístico e o colocam em cadência em um espetáculo envolvente. São 45 minutos em que a expressividade, postura e sensualidade do tango permeará toda a obra, dos passos tradicionais desse gênero incorporados à dança contemporânea à trilha sonora ao vivo, com a participação do acordeonista Alex Reimann. A referência musical passa pelo universo de clássicos de compositores tradicionalistas da Argentina, Uruguai e Letão, como Astor Piazolla (Libertango e Michelangelo 70), Richard Galliano (New York Tango) e Gidon Kremer, com adaptação de arranjos criada especialmente para este trabalho.

“A obra é um presente a Juarez, que nos alimentou e agora a entregamos como arte-dançada, e ao público, para que se alimente de algo gostoso. Uma retroalimentação de sensibilidade e afeto por meio da cultura”, ressalta Amarildo.

um-tango-para-juarez_ama-cia-de-danca
Ensaio dos bailarinos da AMA Cia de Dança

Além de compartilhar com o público o trabalho resultante da pesquisa corporal e de linguagem da AMA Cia de Dança, uma das poucas companhias de Joinville que trabalha de forma independente, com ensaios todos os dias, o novo trabalho tem como objetivo contribuir para a formação de plateia e mercado para as artes cênicas, popularizar a dança contemporânea na cidade e ampliar a interação da dança com a comunidade.

Neste sentido, a estreia do espetáculo também terá uma sessão exclusiva para alunos da rede pública municipal de ensino, no período da tarde, seguidas de rodas de conversa com os participantes sobre o processo de concepção do espetáculo. Também será promovida performance gratuita da companhia no Instituto Internacional Juarez Machado. As atividades são ações de contrapartida social ao apoio do SIMDEC.

Sobre a AMA Cia de Dança
Criada em 2007, tem como proposta desenvolver obras completas, estruturadas a partir da constante pesquisa cênica e criação coreográfica. Entre suas principais características estão: linguagem contemporânea, poesia na dança e presença de bailarinos-intérpretes atuando junto com o coreógrafo na criação dos espetáculos.

Fotos: Manu Torres/divulgação


O que: espetáculo Um Tango Para Juarez – AMA Cia de Dança
Quando: 18 e 19/10, às 20h
Onde: Galpão de Teatro da Associação Joinvilense de Teatro (AJOTE)
Onde: Rua XV de Novembro, 1383 América | Joinville-SC
Quanto: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)
Informações/ingressos: www.enjoyevents.com.br | bilheteria do teatro a partir das 19h30, nos dia da apresentação

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *