Festivais/Mostras, Notícias

Abertura do 5º FIDIFEST, em Santos, terá espetáculo dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni

aba_bongiovanni_breve-compendio

Assim como nas duas edições anteriores, o 5º Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos, que em 2018 acontece de 29 de maio a 3 de junho, presenteará o público da Baixada Santista com um espetáculo gratuito na abertura. O Núcleo de Pesquisa Mercearia das Ideias, dirigido pelo renomado coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, apresentará “Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas”, na terça (29/05), no Teatro Municipal. A retirada gratuita dos ingressos começará uma hora antes, na bilheteria do local.

Para criar seu “Breve Compêndio para Pequenas Felicidades”, o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias resolveu conversar. A ideia fundamental foi trocar experiências entre os integrantes do grupo e perguntar, por várias perspectivas, o que traz a felicidade. Desacelerar, escolher, relacionar, pertencer, acolher, tocar, são algumas ações que apareceram nas discussões que o grupo realizou.

Qual é a felicidade, ainda que efêmera, que dá sentido à vida? A partir dessa indagação, o grupo também se pôs a pensar: quais os obstáculos e impedimentos que nos atravessam? O espetáculo foge do senso comum ao trabalhar a individualidade de cada intérprete e sua própria relação com o tema. Mostra, assim, que não é preciso sorrir para ser feliz.

Núcleo de Pesquisa Mercearia das Ideias, com direção de Luiz Fernando Bongiovanni. | Foto: Clarissa Lambert
Núcleo de Pesquisa Mercearia das Ideias, com direção de Luiz Fernando Bongiovanni. | Foto: Clarissa Lambert

“Optamos por fazer uma reflexão que não parte do senso comum sobre a felicidade geral, associada, na maior parte do tempo, ao amor, à saúde, aos bens materiais, mas outro tipo de felicidade, aquela que cada pessoa descobre individualmente e nutre ao longo da vida. A felicidade que habita os instantes, as frestas, as passagens”, explica o coreógrafo, que contou com a colaboração do elenco para a criação da obra.

O espetáculo, que fez sucesso em São Paulo, traz para cena a ambiguidade que algumas situações podem apresentar. “É no binômio, felicidade e obstáculos, que o espetáculo se desdobra. Trabalhamos, por exemplo, o tempo a partir da ideia de velocidade, da pressa, do tempo imaginado, do medo, do receio, da ansiedade, mas também das pequenas gentilezas, do tempo de cada um, do direito à fala de cada indivíduo, do acolhimento, do que cabe dentro de um abraço”, relata o artista.

Workshop

Também na terça (29/04), das 14h às 16h, Luiz Fernando Bongiovanni ministra o workshop gratuito “Oficina de Composição”, no palco do Teatro Municipal. Não há idade mínima para participar. As inscrições podem ser feitas via WhatsApp (11) 97784-4681

Sobre o 5º FIDIFEST
A 5ª edição do Festival Internacional de Dança (FIDIFEST), em Santos-SP, traz em sua programação mostras competitivas e workshops. Dirigido por André Santos, Juliana Luiz e Vanessa Toledo, profissionais da Baixada Santista respeitados e reconhecidos nacionalmente, e realizado pela Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA), com apoio da Secretaria de Cultura de Santos, o festival visa disseminar a dança na Baixada Santista, formar público para o gênero artístico, que tem crescido no país, e ainda movimenta o turismo, atraindo artistas, profissionais da área e interessados de diversas partes do país e do exterior.


O que: 5º Festival Internacional de Dança (FIDIFEST)
Quando: 29/05 a 03/06
Onde: Teatro Municipal Braz Cubas
Av.Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias | Santos-SP
* Workshops: Cadeia Velha – Praça dos Andradas, s/nº, Centro
Informações e inscrições: www.fidifest.com.br/home/

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *