Ler, Ver e Ouvir, Livros

A Filosofia da Dança

aba_danca-e-filosofia

“Que posturas uma filosofia deve inventar para capturar os gestos? A que passos comuns e divergentes somos convidados dançando e filosofando?”.

Questões como essa são abordadas no livro “A Filosofia da Dança – Um encontro entre Dança e Filosofia”, da autora Marie Bardet. A obra foi originalmente publicada em francês, em 2011, e lançada em português pela editora Martins Fontes em 2015.

Resenha:
Nesta obra, esboça-se a paisagem de um encontro entre dança e filosofia, onde são redistribuídos, através da experiência da gravidade, os pesos e as levezas, as imagens e os gestos, os pensamentos e os movimentos. Uma paisagem povoada de verbos, de passos, de pontos de interrogação e de limites móveis. Uma paisagem conceitual de Schopenhauer a Bergson, e a Deleuze, atravessada por uma inquietude: a da imediatez e do imprevisível como potências limites do exercício filosófico, aí onde ela ressoa com a da improvisação como questionamento incessante da composição coreográfica (da geração do Judson Dance Theater à criação contemporânea). Pondo-se a pensar, a pesar, a caminhar e a rolar juntas, dança e filosofia cruzarão alguns problemas de representações, de percepções, de composições e de modos de andar coletivos.

Sobre a autora
Marie Bardet desenvolve uma pesquisa singular na qual se articulam teoria e prática, entre seu percurso universitário em filosofia e uma formação em dança. É doutora em filosofia pela Universidade Paris 8 e pela Universidade de Buenos Aires, onde defendeu, em 2008, uma tese intitulada “Filosofia dos corpos em movimento – Entre a improvisação na dança e a filosofia de Bergson – Estudo da imediatez”. Ainda com foco em pesquisa filosófica, é pós-doutoranda na Universidade de Buenos Aires, e prossegue seu trabalho de escrita e de ensino teórico-prático em instituições da França e Argentina.

Informações/compra:
www.livrariamartinseditora.com.br/filosofia-da-danca-a-p23854/

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *