Festivais/Mostras, Notícias

6º FIDIFEST: mostra, workshops e bolsas de estudo no exterior em evento no litoral paulista

Assim como em edições anteriores, o 6º Festival Internacional de Dança de Santos (Fidifest), que acontece de 18 a 23/06, no litoral paulista, presenteará o público da Baixada Santista com um espetáculo gratuito na abertura. Desta vez, o grupo convidado é a Intuição Cia. de Ballet, de São Paulo, que apresenta no dia 18/06, às 20h, no Teatro Guarany, a obra “Intuição”, que reúne 12 bailarinos da Cia., entre eles Jeison Lopes, eleito melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville em 2018.

Com sete anos de atuação o foco da Intuição Cia. de Ballet é a pesquisa e difusão da arte contemporânea. A linguagem desenvolvida pelo diretor e coreógrafo Vinícius Anselmo, consiste em uma miscigenação e desconstrução da técnica clássica e da dança contemporânea, resgatando o virtuosismo da estética clássica de saltos, giros, elasticidade e sincronismo, aplicados em movimentos de dança contemporânea com desarticulação, quebra de linha de rigidez e técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica. Ele incorpora o uso das sapatilhas de pontas em suas obras como uma ferramenta para exploração da dança contemporânea. A pesquisa teórica gira em torno de temas psicológicos trazendo reflexões sobre as inquietudes humanas.

Além do espetáculo o evento traz em sua programação uma Mostra Competitiva no Teatro Braz Cubas, workshops e audição para bolsas de estudo integrais nos programas de jazz e/ou contemporâneos na Escola Danza 180º, em Madrid, Espanha.

Em 2018, participaram 76 escolas/grupos, totalicando 1605 bailarinos vindos de Argentina, Itajaí-SC, Pinhais-PR, Barra Velha-SC, Balneário Camboriú-SC, Cornélio Procópio-PR e outras 19 cidades paulistanas, atingindo mais de 4 mil pessoas durante os seis dias de evento. Para esta edição, são esperadas mais de 4 mil pessoas na plateia, 1800 bailarinos e mais de 240 participantes nos workshops.

A direção do evento é de André Santos e Juliana Luiz, profissionais da Baixada Santista respeitados e reconhecidos nacionalmente, e a realização é da Associação de Dança do Litoral Paulista (ADALPA), com apoio da Secretaria de Cultura de Santos.


O que: abertura 6º Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos
Espetáculo “Intuição” | Intuição Cia. de Ballet
Quando: 18/06, às 20h
Onde: Teatro Guarany
Praça dos Andradas, 100 Centro | Santos-SP
Quanto: gratuito (retirada de ingressos 1h antes)

O que: Mostra competitiva | 6º Fidifest – Festival Internacional de Dança de Santos
Quando:
19/06, às 18h
20 e 21/06, às 17h
22 e 23/06, às 16h
Onde: Teatro Municipal Brás Cubas
Av. Senador Pinheiro Machado, 48 Vila Mathias | Santos-SP
Quanto: R$ 20,00
Ingressos: na bilheteria do Teatro a partir de 19/06
Informações: www.fidifest.com.br

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *