Festivais/Mostras, Notícias

3º Dança em Cena traz programação diversificada e gratuita para Florianópolis

De 12 a 16/06, no Floripa Shopping, na capital catarinense, o Dança em Cena chega à terceira edição buscando democratizar a dança. Com programação totalmente gratuita, este ano, o projeto terá cinco dias de Mostra de Dança, duas noites de apresentações de companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, dois workshops de capacitação para profissionais, uma residência artística na comunidade Saco Grande e ainda apresentações especiais de algumas “tribos” de dança ao longo da mostra.

Além de gêneros como balé, jazz, dança contemporânea, danças urbanas e dança de salão, entre outros, o evento também abre espaço para o K-Pop, dança baseada na música pop sul-coreana que é fenômeno mundial e conta com uma legião de praticantes no Brasil. De acordo com Aline Menezes, diretora artística do Dança em Cena, a dança foi inserida no evento como um atrativo aos adolescentes: “Assim, agregamos mais espectadores e futuros bailarinos, dedicados e estudiosos querendo se aperfeiçoar. Afinal, o K-Pop bebe muito da fonte das danças urbanas e sociais”.

Além da dança originária da Coréia do Sul, o evento traz uma programação diversificada que inclui espetáculos, performances, coreografias, oficinas, workshops e bailes de dança de salão. Dessa forma, proporciona o acesso à experiência de palco de forma democrática, com a possibilidade de participação de bailarinos de todas as idades e classes sociais, de amadores a destaques em festivais de dança. Como consequência, o evento também contribui para formação de plateia.

Mostra Dança em Cena. | Foto: Papaya

“Em todo o país existe enorme dificuldade na manutenção das companhias e grupos profissionais. Diante disso, o objetivo do Dança em Cena é incentivar a pesquisa dos grupos que estão nessa busca. O critério da curadoria para a Mostra é identificar os trabalhos sendo desenvolvidos pela região e que estão em destaque no cenário da dança com pesquisas diferentes e que exploram diversas modalidades de dança”, destaca Aline.

Neste sentido, o evento terá apresentações de grupos profissionais locais e também de outras cidades e estados, entre eles a Cia Street Xtreme, de Curitiba, dirigida por Eládio Prado; a Kaiorra Grupo de Dança, de Camboriú, dirigida por Iolanda Hann; a N-Cia de Dança, de Palhoça; Grupo Abayomi, de Florianópolis; Cia Garopaba Atitude; e South Flavor Cenarium, de Florianópolis.

O Dança em Cena traz ainda espetáculos no Teatro Pedro Ivo, capacitação profissional e residência artística. O evento é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping e da Estapar.


O que: Dança em Cena 2019
Quando: 12 a 16/06
Onde: Florianópolis-SC
Quanto: gratuito
Informações/programação: www.dancaemcena.com.br

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *