Festivais/Mostras, Notícias

22º Cultura Inglesa Festival apresenta espetáculos de dança inspirados na música pop britânica

Realizado anualmente na capital paulista, o Cultura Inglesa Festival apoia, por meio de seu Edital, projetos brasileiros de teatro, artes visuais, dança e audiovisual. Em 2018, os espetáculos selecionados na categoria Dança levam ao Centro Brasileiro Britânico apresentações inéditas conectadas a trilhas sonoras compostas por nomes do pop britânico.

De 31/05 a 03/06, a Sala Cultura Inglesa recebe “This is our Last Dance”. O choque e o encontro entre duas, assim ditas, mulheres é provocado por “Under Pressure” – canção que resulta de outro encontro, entre Freddie Mercury e David Bowie. Partindo de binômios como pressão e despressurização, medo e confiança, fuga e permanência, vulnerabilidade e proteção, a percepção se dá por contraste.

Lançando mão de materiais da dança e do circo, textos de Paul B. Preciado e de Gonçalo M. Tavares e de um imaginário pop-futurista dos anos 80, as bailarinas Natália Mendonça e Manoela Rangel se propõem a “investigar como da falência se extrai potência, da instabilidade se encontra suporte e como a queda é produto do desejo e não de sua falta”.

Na semana seguinte, a produção “Playlist 43:04” abordará um comportamento tido como tipicamente britânico – a pontualidade. Com apresentações de 07 a 10/06, o espetáculo será permeado por canções de renomados nomes da cena pop britânica: Lily Allen, One Direction, Florence And The Machine, Coldplay, Calvin Harris, Radiohead e Portishead.

A coreografia revelará atos do cotidiano de um jovem cidadão urbano, repleto de compromissos e tarefas que são suportadas graças à audição das canções. “Foi Umberto Eco que apontou o estímulo que a música proporciona, que ouvimos canções para realizar outra função além de ouvi-la, como realizar atividades práticas do dia-a-dia”, aponta Rafael Truffaut, um dos artistas criadores da obra.

Criação coletiva dos bailarinos Aysha Nascimento, Bruna Spoladore, Rafael Truffaut e Thays Peric o espetáculo apresenta tarefas triviais, do despertar ao desligar, passando pelo icônico “chá das cinco”. As atividades, criadas a partir da métrica de cada canção, fazem uma analogia ao preciosismo britânico com horários, já o viés cômico, aponta para o movimento caótico que o passar das horas pode trazer em um único dia.

“É importante promover espetáculos que se relacionem com o público mais abrangente e principalmente jovem, visto que a dança contemporânea tem, em sua maioria, uma abordagem que comunica mais com a classe artística e dificilmente se utiliza de uma trilha sonora pop”, comenta Iara Biderman, jornalista da Folha de São Paulo e uma das curadoras de dança do festival. Completam a curadoria Alex Soares, bailarino, coreógrafo e videomaker; e Yaskara Manzini, bailarina, coreógrafa e especialista em Arte e Comunicação pela Faculdade Paulista de Artes.


O que: 22º Cultura Inglesa Festival – Espetáculos de Dança
Onde: Centro Brasileiro Britânico – Duke of York Auditorium
Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros | São Paulo-SP
Quanto: gratuito – distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo
Informações: cultural.culturainglesasp.com.br
Programação:

  • This is our Last Dance
    31/05, 01 e 02/06, às 21h
    03/06, às 19h
  • Playlist 43:04
    07, 08 e 09/06, às 21h
    10/06, ás 19h
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *