Notícias, Universo da Dança

2012: o Carnaval Nordestino no Sudeste

Este ano, no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, quem ganhou foi a cultura nordestina, tema das campeãs em ambos os Estados.

No Rio de Janeiro venceu a Unidos da Tijuca, que com o samba-enredo “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão” homenageou Luiz Gonzaga, trazendo para avenida sanfonas e vaqueiros, e tendo pitadas de forró nas paradinhas da bateria. Garantindo o segundo lugar no desfile carioca, o tema da Acadêmicos do Salgueiro foi o Cordel, outro elemento típico da cultura nordestina. Já a homenagem a São Luís do Maranhão, feita pela Beija Flor, ficou com o quarto lugar, e a homenagem da Portela a Bahia ficou na sexta colocação, o que mostra que o nordeste vai dominar o desfile das campeãs, neste sábado (25/02), uma vez que quatro das seis escolas vitoriosas abordaram o tema.

Em São Paulo, após uma apuração conturbada, a campeão foi a Mocidade Alegre, cujo samba-enredo foi baseado no livro “A tenda dos milagres”, do baiano Jorge Amado, e desfila novamente nesta sexta (24/02).

Este realmente promete ser um ano de grande divulgação da cultura nordestina. O eterno rei do baião, Luiz Gonzaga, completaria 100 anos em 2012 se estivesse vivo e inúmeras festividades pelo país estão programadas para comemorar seu centenário. Quem ganha são os forrozeiros de plantão!

Confira o samba-enredo da Unidos da Tijuca, uma exaltação ao nordeste.

Fotos: Wagner Meier e Marcos de Paula/AE

Leia também
Carnaval paulista mistura samba com sapateado

Previous ArticleNext Article
Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, atuando na área desde 1997 como repórter, redatora e assessora de imprensa. Em 2010, lançou o site Dança em Pauta com a proposta de empregar seu conhecimento em comunicação para divulgar a dança. Trabalhou em publicações segmentadas em Curitiba e São Paulo. Desde 2004, desenvolve trabalho de assessoria de comunicação para profissionais e empresas atuando no planejamento e execução de estratégias de comunicação interna e externa, produção de conteúdo, publicações corporativas e assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *