Festivais/Mostras, Notícias

12º Festival Internacional Vivadança estreia ‘Mostra Latina’ com espetáculos iberoamericanos

aba_mostra-latina_vivadanca-2018

A 12ª edição do Festival Internacional Vivadança, que esta sendo realizada de 19 a 29 de abril, em Salvador-BA, estreia nesta terça (24/04), a Mostra Latina, uma parceria com o MID – Movimento Internacional de Dança que traz para a programação do evento deste ano apresentações de espetáculos de 6 países: Colômbia, Equador, México, Espanha, Argentina, Costa Rica. A iniciativa, que tem apoio do edital do “Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (IBERESCENA/FUNARTE)” e Idartes/Governo de Bogotá, estreita laços com países iberoamericanos, com o objetivo de intensificar a troca e criar possibilidades de circulação da produção artística latina no Brasil.

Para a diretora, curadora e coreógrafa Cristina Castro é uma parceria de diálogo que permite conhecer novas culturas, pesquisar nossas raízes através do intercâmbio entre artistas, oficinas, residências incluindo rodada de negócios e encontros com programadores de festivais.

Confira a programação dos espetáculos de cada país na Mostra Latina:

ARGENTINA – As dançarinas e coreógrafas Laura Figueiras e Carla Rímola apresentam “Isadora Sur”, que propõe um espaço de ancoragem para abordar a figura mítica de Isadora Duncan, fundadora da dança moderna ocidental. Dia 24/04, 20h, no Teatro do Movimento – Escola de Dança da UFBA; e “Acto Blanco”, uma evocação do espírito do movimento romântico. A tempestade e a noite que colocam o universo feminino num abismo do sonho, entre o monstruoso e a natureza. Dia 25/04, 20h, no Teatro Vila Velha.

ESPANHA – A dançarina e coreógrafa espanhola Victoria Miranda apresenta os espetáculos solos “I Leave the lights on” (dia 27/04, 19h, no Espaço Xisto) e “And that´s why I´m here today” (dia 28/04, 17h30, no Goethe Institut). No primeiro, a artista reflete sobre o TOC, transtorno obsessivo-compulsivo: “Meu interesse nesta proposta é transmitir essa obsessão que, no fundo, todos os seres humanos têm”, resume. Já no segundo ela propõe transitar entre os conceitos de Jacques Lacan (“O imaginário e o simbólico.”) e Nietzsche (“O mundo real é muito menor que o mundo da imaginação.”).

COSTA RICA – o dançarino e coreógrafo Gabriel Rodríguez apresenta o espetáculo “Sórdito”, um solo de dança contemporânea sobre um homem e sua necessidade de desfigurar e deslocar sua identidade para reconhecer a partir do seu corpo um corpo que ataque sua racionalidade e pensamento, aos quais está aprisionado, um corpo que se faz linguagem, interfere e mobiliza sua realidade. Dia 28/04, 17h, no Teatro ICBA Goethe-Institut Salvador.


O que: Mostra Latina – 12º Festival Internacional Vivadança
Quando: 25 a 28/04
Onde: Salvador-BA
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Programação completa: www.festivalvivadanca.com.br

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *