Notícias

12º Festival Internacional de Hip Hop

De 12 a 14/07, a capital paranaense vai se tornar o principal palco da cultura urbana do Brasil em um espaço projetado para receber 20 mil pessoas, a Cidade Sustentável da Dança. Milhares de bailarinos, vindos de diversas cidades do Brasil e de países da América Latina, desembarcam em Curitiba nesta semana para dar início a um dos mais importantes eventos de dança e arte sustentável de rua do país, o Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba (FIH2).

Reconhecido internacionalmente, o FIH2 chega a sua 12ª edição consolidando-se como o maior festival do gênero na América Latina e o quarto da categoria no mundo. Sua estrutura envolve diversas atrações: workshops com renomados coreógrafos nacionais e internacionais, palestras, laboratórios e campeonatos de dança, além das mostras e competição oficial, dividida em três categorias (Júnior, Sênior e Avançada). Neste ano, participam da competição 1.750 dançarinos de 105 grupos nacionais e latino-americanos, selecionados por meio de seletivas realizadas no primeiro semestre de 2013.

Ao longo dos anos, o FIH2 se destacou mundo a fora por promover o encontro de dançarinos, professores, coreógrafos nacionais e internacionais em um espaço democrático onde todos podem mostrar formas particulares de comunicação por meio da dança.

“O Festival é uma grande celebração da dança, da arte sustentável e da cultura de rua. Ele coloca em evidência este gênero tão atual e contemporâneo, em relação às manifestações artísticas já consolidadas, em um espaço democrático e agregador que valoriza o talento de cada um”, diz o idealizador e coordenador geral do evento, Octávio Nassur.

A 12ª edição do Festival Internacional de Hip Hop traz também uma novidade, a Cidade Sustentável da Dança. Projetada para uma área de, aproximadamente, 3 mil m2, no Expo Unimed Curitiba, ao lado do Teatro Positivo, a Cidade Sustentável é a materialização do projeto de vincular a conscientização ambiental com os objetivos do próprio FIH2. Desenvolvida para ser um espaço criativo, lúdico e democrático de convivência nos três dias do Festival, ela atrela a sustentabilidade à realidade dinâmica do evento com ações que estimulam a adoção de hábitos, costumes e práticas sociais e econômicas não prejudiciais ao meio ambiente. O acesso a Cidade Sustentável será gratuito para o público (exceto para os Super Workshops e oficina de Hip Hop Experimental, realizados em sala separada) e estará aberto ao longo dos três dias do Festival, das 8h às 19h30. Em cada um dos dias, uma programação diferente aguarda os participantes, incluindo palestras, desfile de moda sustentável, competições individuais, DJs e muita dança.

Fotos: Freeze imagens

  • O que: 12º Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba
    Quando: 12 a 14/07
    Onde: Teatro Positivo/Expo Unimed Curitiba
    Onde: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
    Onde: Campo Comprido | Curitiba–PR
    Informações: http://www.fih2.com.br/ | (41) 3315-0808
Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *