Festivais/Mostras, Notícias

11º Festival Vivadança, em Salvador, apresenta mostra “Corpo Carga Calma Alma”

aba_viva-danca_corpo-carga

Em sua 11ª edição, o Vivadança Festival Internacional, em parceria com o Programa de Residência Artística Vila Sul, do Goethe-Institut Salvador, marca o início de suas atividades com a mostra de dança Corpo Carga Calma Alma, nesta sexta (17/03), às 20h, na sala principal do Teatro Vila Velha. Na busca por formatos estéticos que se manifestem pela interdisciplinaridade, pela interação com estruturas espaciais específicas de determinados lugares e pelo diálogo com linguagens próximas, como a música, a performance e a instalação, o artista alemão Ben J. Riepe se interessa na pesquisa do corpo em sua materialidade e encenações, em como ele se mostra e se esconde nas sociedades.

Na Bahia, Riepe se atenta ao corpo que se faz tão presente na rotina, tendo observado esta evidência especialmente em manifestações do carnaval e do candomblé. “Corpo Carga Calma Alma” mergulha nesta consciência e revela a atitude política do corpo em Salvador. A resistência está presente nos atos físicos, nas entrelinhas identitárias que o peso de cada um quer mostrar. Esta carga expressiva que precisa sair do corpo neste momento da sociedade é uma forma de liberar estruturas para não a explodir.

O trabalho, que começou no dia 09/02, é formado por oito dançarinos cocriadores baianos: Eron Pimenta, Flávia Rodrigues, João Kleber (JK), Laís Machado, Sauane Costa, Sthefferson Lima, Thiago Cohen e Tiago Ribeiro. Há mais de um mês o grupo se reúne nesse processo de criação, que integra a programação do VIVADANÇA e foi viabilizado pelo Goethe Institut Salvador – Bahia, que acolhe Riepe como participante do seu Programa de Residência Artística Vila Sul.

Sobre o Vivadança Festival Internacional
Criado em 2007, em Salvador-BA, com o nome de Mês da Dança no Vila, o VIVADANÇA começou como uma programação em comemoração ao mês da dança, que acontecia com apresentações no Teatro Vila Velha. Em quase uma década de existência, teve seu formato ampliado: tornou-se internacional e teve sua trajetória marcada por fatos importantes, como a criação da Mostra Casa Aberta, Mostra HIP HOP em Movimento e do Prêmio VIVADANÇA. Em 2014, estreou com sucesso a Mostra Baiana de Dança Contemporânea, inicialmente uma categoria do Prêmio VIVADANÇA, que acabou por se destacar e ir além. Já passou por Salvador, Camaçari, Belo Horizonte, Brasília em 2012 e Vitória em 2014.


O que: mostra “Corpo Carga Calma Alma”
Quando: 17/03, às 20h
Onde: Teatro Vila Velha | Salvador-BA
Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Postagem AnteriorPróxima Postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *